top of page
Foto do escritorLucas Rogerio

Uma conversa sobre Ansiedade Antecipatória Pandêmica

Ver os números de infecção e mortes diminuindo deixa a pessoa mais ansiosa para o fim da pandemia? Por que?


Essa é uma questão um pouco complexa, ver os números de mortes diminuindo... A gente tem que entender o porquê que as mortes estão diminuindo. Em primeiro lugar, porque as vacinas estão funcionando. Então o primeiro fato é entender que a ciência está funcionando. Não é um achismo, não é uma reza, não é nenhum tipo de milagre. Isso é muito importante.


A pandemia deixará de ficar com mais elementos ociosos quando as pessoas entenderem que a ciência está fazendo o seu papel e precisa de ajuda.

Então, não se deve deixar de seguir as orientações de prevenção estipuladas pela OMS, fora isso, ter realmente uma boa noite de sono, repor vitaminas, ter todo o cuidado higiênico sanitário e principalmente, se cuidar de dentro pra fora é muito importante. São essas medidas que vão deixar as pessoas menos ansiosas. Pessoas que não tomam essas medidas vão ficar mais ansiosas achando que a pandemia já acabou e está mais tranquila, onde a realidade é que a pandemia ainda não acabou.


Imagem: reprodução/Pixabay/Jornal da USP


Saber que a imprensa reporta atualmente Eleições, Guerra e outras questões, e não tendo a Covid-19 como principal notícia, mexe com a mente humana de que forma a ponto de acreditar no fim da pandemia?


Isso vai muito de cada pessoa, se é uma pessoa intelectualmente esclarecida ela vai saber separar as coisas, uma questão não subjuga a outra nem muito menos se sobrepõe à outra.


As notícias da guerra são tão importantes quanto as notícias da pandemia. Porém, achar que a guerra acabou com a pandemia ou o que vai adiantar o processo de cura pandêmica, é uma ilusão muito grande.

É muito importante saber diferenciar as duas notícias e filtrar as informações, para que se tenha acesso apenas a informações verídicas e de relevância, filtrar as agências sanitárias responsáveis e também os veículos de comunicação confiáveis, procurar não dar importância nem atenção para as notícias de grupos de WhatsApp, grupos de Facebook, etc., sem antes confirmar a veracidade da informação!


Ter esse filtro é muito importante para não se deixar cair em uma ilusão e não desenvolver mais ansiedade e nenhum outro transtorno. Para os negacionistas científicos e adeptos de teorias conspiratórias, eles vão entender que a pandemia já acabou e/ou que a pandemia não tem mais a importância que tinha.


Como tratar a Ansiedade Antecipatória Pandêmica?


Tratamento da ansiedade antecipatória pandêmica é um tratamento muito simples que deve ser feito com psicoterapia, ansiolíticos para quem precisa, e principalmente a nutrição de notícias responsáveis e com informações precisas para que a própria condição valide o seu sistema mental e seu sistema intelectual, para que a pessoa possa estar realmente nutrida e abastecida de notícias coerentes e não Fake News.


Dentro do possível manter a mente ocupada fazendo as coisas que gosta, como atividades físicas, cursos, encontros com a família ou amigos, seja lá o que for, mas tendo a consciência, responsabilidade e a compreensão de que o vírus existe, e que a pandemia só irá acabar quando um órgão oficial anunciar isso!

A conversa acima foi com Alexander Bez - Psicólogo; Especialista em Relacionamentos pela Universidade de Miami (UM); Especialista em Ansiedade e Síndrome do Pânico pela Universidade da Califórnia (UCLA); Especialista em Saúde Mental. Atua na profissão há mais de 20 anos.


0 comentário
bottom of page