top of page
Foto do escritorAlexandre Neves

PFL nas Eleições: nova pesquisa Ipespe/XP mostra o ex-Presidente Lula com 43% das intenções de voto.

Atualizado: 14 de dez. de 2022


Imagem: reprodução/Veja


A nova pesquisa Ipespe, para as eleições de 2022, patrocinada pela XP Investimentos, divulgada hoje, sexta-feira (11), mostra no cenário estimulado que o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida presidencial com 43% das intenções de voto, seguido pelo Presidente Jair Bolsonaro (PL), com 28%. Os pré-candidatos Sérgio Moro (Podemos) e Ciro Gomes (PDT) aparecem empatados, com 8% das intenções de voto.


João Doria (PSDB) pontuou 3%, Simone Tebet (MDB) 1%, Eduardo Leite (PSDB) 1%, André Janones (Avante) 1%, Felipe d’Avila (Novo) 0% e Alexandro Vieira (Cidadania) 0%.


Além disso, 7% dos entrevistados disseram que votariam em branco ou nulo, enquanto 2% afirmaram que não sabem ou não responderam.


No segundo turno a diferença, entretanto, continua ampla. Lula tem 53% das intenções de voto contra Bolsonaro, que soma 33%. A distância é de 20 pontos percentuais.


Imagem: reprodução/Ipespe/XP


O levantamento da pesquisa Ipespe/XP foi realizado entre os dias 7 e 9 de março de 2022, com 1.000 entrevistados por telefone, por meio do sistema CATI IPESPE, com pessoas a partir de 16 anos de idade ou mais, em todas as regiões do Brasil.


A margem de erro estimada é de 3.2 pontos percentuais para mais ou para menos, com o nível de confiança de 95,5%. Ou seja, se 100 pesquisas fossem realizadas, pelo menos 95 apresentariam, dentro desta margem, os mesmos resultados.


A pesquisa Ipespe/XP, que é patrocinada pelo o Mercado Financeiro, representado pela Faria Lima, pelos os bancos e fundos internacionais, aponta uma razoável vantagem de Lula sobre Bolsonaro. Além disso, os números demonstram uma polarização continua do eleitorado, inviabilizando o crescimento da terceira via. Segundo os dados, Lula tem uma pequena chance de vencer as eleições ainda no primeiro turno.


O Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas) foi fundado em 1986 e tem sua sede em Recife. Alguns executivos do instituto são ou já foram professores da UFPE (Universidade Federal do Pernambuco).

Marcela Montenegro, diretora executiva do Ipespe, disse que até as eleições de outubro, cerca de 80 mil entrevistas serão realizadas pelo instituto. Esse volume extraordinário na amostragem, irá conferir a pesquisa uma confiabilidade ainda maior nos números.


A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-03573/2022.


O Instagram do Colunista é: @alexmneves

3 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page