top of page
Foto do escritorLucas Rogerio

E renunciou o primeiro Presidente do Brasil

Os vices não são tão lembrados assim na história do Brasil, e mesmo assim, lá estão eles. O primeiro Vice-Presidente brasileiro foi Floriano Peixoto, que foi o segundo Presidente da nação, mas ele só assumiu porque Deodoro da Fonseca renunciou.


Vamos, então, entender quem foi o primeiro Presidente do país e por qual motivo ele renunciou?


Essa é a Coluna INTERFERÊNCIA, que apresenta fatos históricos, comparações polêmicas e teorias da conspiração. Vale tudo para este debate.


Deodoro já assumiu a Presidência numa certa instabilidade política. Exatamente no dia 10 de novembro de 1889, Marechal Deodoro, que era um monarquista, foi convencido a aderir ao movimento que tinha a intenção de derrubar o gabinete ministerial, que até então era ocupado pelo Visconde de Ouro Preto. O jogo político conhecido por todos é a Proclamação da República dias depois, 15 de novembro.


Deodoro, então, já convencido, mobilizou tropas e realizou no dia 15 a derrubada do gabinete, naquele momento houve a prisão do Visconde. No fim daquele dia, o então monarquista esteve nas negociações políticas que resultaram na Proclamação da República, que foi feita por José do Patrocínio.
Imagem: colagem/Presidentes do Brasil que renunciaram e/ou assumiram após renúncia

A partir daquele momento foi formado um Governo Provisório, e então Marechal Deodoro foi nomeado como Presidente provisório. Cá entre nós, seria pelo seu posicionamento político? É de se pensar que ele assumiu o Poder Executivo porque era, justamente, um monarquista, e isso na cabeça das pessoas poderia significar que tinha até dedo da Família Real na Proclamação da República: "Olha, gostamos desta ideia, e estamos juntos nesta República, o nosso amigo Deodoro assumirá o Poder", será que rolou essa intenção?


Deodoro ficou como provisório na Presidência até a formação de uma Constituição, e com isso, tempos depois ocorreu a primeira eleição indireta, e nela, Deodoro foi eleito.

Lembrando sempre aqui que Deodoro era um monarquista, o Governo Constitucional dele durou nove meses. Historiadores dizem que o motivo da pouca durabilidade foi, justamente, a indisposição dele em governar dentro de um sistema, olhem só, republicano. Deodoro procurou exercer seu poder de maneira centralizada e autoritária. Com seu jeitão, ele foi perdendo aliados no Legislativo.


Pra piorar, havia uma certa possibilidade do país em se envolver uma guerra civil, e então Deodoro renúncia no dia 23 de novembro de 1891, e então o Vice-Presidente, Floriano Peixoto, assume!

Deodoro da Fonseca renunciou para Floriano Peixoto assumir; Getúlio Vargas renunciou forçadamente em 1945, e José Linhares se torna Presidente, este o caso foi convocado para o cargo pelas Forças Armadas. Jânio Quadros, em 1961 também renunciou, e curiosamente o Vice-Presidente João Goulart estava fora do Braisl, e então durante 13 dias o país teve como Presidente Ranieri Mazzilli, e depois disto, assume o Jango. Quando João Goulart teve seu mandato cassado, lá estava Ranieri na função de Presidente da Câmara, e lá ele assume novamente o poder por exatos 13 dias.


Fernando Collor foi o último Presidente do Brasil a renunciar ao cargo, isto em 1992, e quem assume é Itamar Franco.


O cargo de Vice-Presidente do Brasil é um tanto quanto especial, não é mesmo? O atual é Geraldo Alckmin, que já foi candidato à Presidência em 2006, contra o atual Presidente, e em 2018 numa fracassada campanha.


***As opiniões e informações apresentadas pelo colunista não referem, necessariamente, o posicionamento do Portal Futuro Livre e são de responsabilidade de seu autor.


Sobre o Colunista:


Lucas Rogério é editor-chefe do Portal Futuro Livre, além de vice-presidente do Grupo Inovação de Comunicações. Atua como produtor e apresentador do Podcast Mais Futuro e é criador da tag #EvoluirPraPensar no Instagram.


Instagram: @eulucasrogerio


0 comentário
bottom of page